Tipo do Evento: | EVENTO PRINCIPAL |
---|---|
Período do Evento: | 18/03/2021 a 19/03/2021 (Evento encerrado) |
Sobre: | |
O I Encontro do PROFMAT- UFRR é um
evento promovido pelo Mestrado
Profissional Nacional em Matemática da Universidade Federal de Roraima, com o
intuito de socializar a produção
acadêmica do PROFMAT-UFRR e discutir as perspectivas futuras, com a comunidade em geral.
Espera-se que a realização do evento possa contribuir para a melhoria na
formação de professores, e também de futuros professores de matemática da educação básica. Neste cenário, serão realizadas palestras, uma oficina, duas defesas de dissertação, comunicações orais e uma mesa redonda. Link da transmissão aqui : Aguarde!!! |
|
PROFMAT-UFRR Comissão organizadora Elzimar de Oliveira Rufino - UFRR Joselito de Oliveira - UFRR Luciano Ferreira Silva - UFRR Comissão Científica Kelly Karina Santos - UFRR Guilherme Zsigmond Machado - UFRR Ijanílio Gabriel de Araujo - UFRR |
|
18/03/2021 09:00 – 09:20 - Abertura do evento 09:20 – 10: 20 Palestra de abertura do evento: O Problema do Retângulo Inscrito Palestrante: Orlando Stanley Juriaans, Ph.D - IME -USP Intervalo: 10 minutos 10:30 – 11:30 Palestra: O PROFMAT na UFRR Palestrantes: Prof. Dr. Joselito de Oliveira - PROFMAT-UFRR Profa Dra Kelly Karina Santos – PROFMAT-UFRR Intervalo para almoço 14:00 - 15:50 Defesas de dissertação do aluno Kayo Denner Alves Naveca: Espaços vetoriais do tipo gráfico e uma sequência didática para o ensino médio, sob a orientação do prof. Dr. Elzimar de Oliveira Rufino. Intervalo: 10 minutos 16:00- 18:00 Oficina: Prática de Pesquisa Digital Me. Angela Maria Moreira Silva – Diretora das Bibliotecas da UFRR 18:00 – 20:00 Questionário aos participantes 19/03/2021 09:00 Palestra: Fractais aplicados no estudo de Óptica Física Palestrante: Prof. Dr. Ijanílio Gabriel de Araujo - UFRR Intervalo: 10min. 10:00 – 11:30 Mesa redonda: PROFMAT-UFRR no Ambiente Escolar: atuação mudanças e desafios. Membros: Jorge Luiz Cremontti Filho - Egresso PROFMAT -UFRR Wender Ferreira Lamounier - Egresso PROFMAT -UFRR Joerk da Silva Oliveira - Egresso PROFMAT -UFRR Intervalo : almoço 14:40 – 15:30 Defesa de Dissertação do aluno Alfredo Fernandes de Brito Neto. Título: Matrizes e Sistemas Lineares: Uma Abordagem Construtiva, sob a orientação do prof. Dr. Max Ferreira Intervalo 16:00 – 18:00 – Palestra: Como levar o pensamento matemático para o seu cotidiano Prof. Dr. Régis Varão -UNICAMP 19:00 – 20:30 Palestra de encerramento do Evento: A ação como poder de transformação da realidade educacional Prof. Me. Luiz Felipe Lins - FRANCIS HIME- RJ
|
|
O evento será totalmente on-line Link de transmissão enviado ao e-mail dos participantes. |
|
Abertura do evento 18/03/2021 Submissão de Comunicações Orais [5-10]/03 /2021 Inscrições Participantes: [05-17]/03/2021, Encerramento do evento 19/03/2021 |
|
Para submissão de Comunicações orais é necessário ser egresso ou professor do PROFMAT -UFRR. Os resumos extendidos devem ser enviados no template abaixo, ao e-mail: elzimar.rufino@ufrr.br O tempo previsto para cada Comunicação Oral é de 20(vinte) minutos. Templatte Latex: Clique aqui! Imagem do Template: Clique aqui |
|
Ser professor da rede estadual ou privada de ensino, aluno ou egresso do profmat, aluno, egresso ou professor de cursos de graduação em matemática. Faça sua inscrição no final desta página!!! |
|
elzimar.rufino@ufrr.br
whatsapp (95) 98404-9861
|
|
PALESTRA DE ABERTURA DO EVENTO Palestrante: Orlando Stanley Juriaans, Ph.D. - IME-USP Título: O Problema do Retângulo Inscrito Resumo: Em 1911 Otto Toeplitz propôs o seguinte problema: Dada uma curva de Jordan contínua C , existe um quadrado Q cujo vértices pertencem a C Este problema ainda se encontra em aberto. Nesta palestra, vamos abordar a solução recente de uma generalização / simplificação deste problema: Dada uma curva de Jordan C , de Classe C1 , e um retângulo R, existe um retângulo R1 cujo vértices pertencem a C e que é semelhante a R . Veremos como a criatividade leva à construção de novos mundos para resolver este problema. Literalmente, é necessário pensar fora da caixa para resolver este problema. A elegância e a simplicidade da solução mostram o que a mente humana é capaz de criar. A formação como profissional da matemática te prepara para pensar fora da caixa, seja na academia, seja no setor privado ou empreendendo você mesmo. Currículo: Orlando Stanley Juriaans, é Bacharel em Matemática pela UFPB, Mestre em Matemática pela UFC, Doutor em matemática pela USP, pós-doutor em Matemática pela University of Alberta e Livre Docente pela USP. Orientou e co-orientou mais de 100 projetos de pesquisa entre eles Pré-Iniciação Científica, Iniciação Científica, TCCs, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, Pós-Doutorado, Bolsas CIEE e alunos e professores bolsistas da rede pública de ensino. Em 2006 fundou o NEPEP na cidade de Pedreira, onde já passaram milhares de alunos e professores em busca de mais qualidade na sua formação e carreira. Proferiu palestras no Brasil, Suriname, Canadá, Bélgica, Espanha, Holanda, Alemanha, Polônia, China e Índia. Ama a culinária, a dança, a música e a leitura. Página no Face: I Teach + U Learn = Wi Happy Palestra: O PROFMAT na UFRR Palestrantes: Prof. Dr. Joselito de Oliveira - PROFMAT-UFRR Profa Dra Kelly Karina Santos – PROFMAT-UFRR Resumo: Em 2012 , o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Roraima decidiu participar como Polo do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. Um curso semi-presencial, voltado para professores do Ensino Básico, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática com o apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, e com a participação, em rede, de várias instituições de Ensino Superior. Nesta palestra, pretende-se apresentar um pouco do que vem a ser o PROFMAT, sua história e estrutura, no contexto da Universidade Federal de Roraima. PALESTRA: Fractais aplicados ao estudo da Física Palestrante: Prof. Dr Ijanilio Gabriel de Araujo - UFRR Resumo: O estudo de Fractais nasce na geometria não euclidiana. Fractais também são aplicados nos estudos de ótica em ondas de som, Óptica Geométrica e Óptica Física, afim de auxiliar a compreensão e aplicação em inovações nas ciências e tecnológicas. As Leis da Óptica Geométrica estuda o comportamento da Luz, por exemplo, na observação dos fenômenos de reflexão e refração da Luz através de formação de imagens, sem a necessidade de preocupação com a natureza da Luz. As Leis da Óptica Geométrica e da Óptica Física podem ser observadas, com experiências realizadas através de diferentes materiais utilizados desde os ensinos fundamentais I e II, observando fenômenos de reflexão e refração, no ensino médio, e também no ensino superior. A natureza é repleta de fractais, em contra partida do cenário do mundo tecnológico, que ainda pensa no modelo euclidiano. A tecnologia foi desenvolvida sem explorar a estrutura em várias escalas, apesar do estudo de Forças em Física, além de Newton, e de muitos anos de evolução, atestarem a importância de Fractais. Estudos recentes, desenvolvidos em algumas indústrias ou ramos do conhecimento, começaram a explorar as formas fractais, destacando Medicina. A dimensão fractal é usada na medicina como método de diagnóstico quantitativo e objetivo de várias patologias. Um dos campos mais desenvolvidos é o diagnóstico clínico (Sedivy et.., 1999). As evidências experimentais sugerem que os tumores cancerosos têm dimensão fractal superior à dos tecidos do corpo. PALESTRA : Como levar o pensamento matemático para o seu cotidiano PALESTRANTE: Prof. Dr. Régis Varão -UNICAMP Curículo:Professor Doutor do IMECC-UNICAMP. Graduado em Matemática pela Unicamp, Mestre e Doutor pelo IMPA. Pós-doutor pelo ICMC-USP e pela Universidade de Chicago. Sua área de pesquisa concentra-se em Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica. Dá uma olhada no canal de divulgação matemática do prof. Regis Varão no YouTube: youtube.com/FantasticoMundoMatematico PALESTRA DE ENCERRAMENTO DO EVENTO Palestrante: Prof. Me. Luiz Felipe Lins - FRANCIS HIME- RJ Título: A ação como poder de transformação da realidade educacional Resumo: Quantos professores compartilham as mesmas questões sobre suas práticas pedagógicas escolares? Como trabalhar com os alunos focalizando suas aprendizagens? Que estratégias utilizar para conquistar maior adesão na parceria professor x alunos x conhecimentos? Como garantir o vínculo com a sala de aula o prazer de aprender e de se envolver em situações desafiantes? As práticas que conhecíamos, oriundas de nossos cursos acadêmicos, tem se mostrado insuficientes para responder a esses questionamentos, gerando frustrações, preocupação e despertando desejos de mudanças. Como podemos estimular situações voltadas para a aprendizagem, permitindo que a criança seja capaz de fazer reflexões e tornar-se independente na busca de algo maior, de superar seus limites e romper barreiras que, por muitas vezes, ela mesma não sabia que era capaz? Com exemplos de situações bem sucedidas, mostraremos que é possível ter sucesso no aprendizado das crianças, principalmente quando se acredita no desenvolvimento de suas potencialidades. Currículo: Luiz Felipe Lins possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1995) e mestrado em Matemática pelo PROFMAT-UNIRIO((2016). Atualmente é Professor I da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação. Prêmios: Eleito Educador Nota 10 no ano de 2020. O Prêmio Educador Nota 10 é realizado pela Fundação Victor Civita em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. https://premioeducadornota10.org/votacao-popular/2020/luiz-felipe-lins/ https://impa.br/noticias/rjtv-mostra-dedicacao-de-luiz-felipe-lins-no-ensino-da-matematica/ |
|
Realização:
Apoio/Patrocínio:
SIGEventos | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2025 - UFRR - sig-eventos.ufrr.br.eventos v3.5.0